quarta-feira, 22 de maio de 2013

Documentos araçatubenses da Revolução

Encontramos alguns documentos da época dando conta da participação de Araçatuba no Movimento Constitucionalista.
São diversas páginas, e ofícios enviados e recebidos, de auxílio partindo de São Paulo, solicitação de provisões, e alistamento de voluntários.
Excelente material. Créditos a Prof.ª Angela Liberatti e Marcela Soares Moura, que gentilmente cederam o material de estudos.


Carta do prefeito municipal solicitando aos produtores da cana-de-açúcar a migração da fabricação de aguardente para o açúcar, com o objetivo de auxiliar as tropas constitucionalistas.


Instruções para a fabricação de açúcar redondo, enviada aos produtores de cana-destinada à aguardente.

Segunda folha das instruções da fabricação de cana-de-açúcar.

Carta da Seção de Estatística ao Sr Prefeito de Araçatuba, solicitando que fosse feita a relação dos donativos de forma exata.


Instruções para o alistamento: destaque para a formação de dois grupos OS RESERVISTAS (que já haviam servido e os VOLUNTÁRIOS (que ainda não possuíam instrução militar).

Continuação do documento de instruções para o alistamento.

Oficio da Associação Comercial de Araçatuba, tabelando preços de itens essenciais por conta do Movimento Constitucionalista.

Oficio da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil ao prefeito, informando que as estações estão autorizadas a aceitar mercadorias e animais para o abastecimento das tropas.

Oficio da Loja Maçônica Tupy informando ao prefeito estar de acordo com a Causa da Constituição do País, patrocinada pelo Estado de São Paulo.

Oficio do então membro da Comissão de Abastecimento Municipal, abdicando do cargo para se incorporar  ao Exército Constitucionalista.

Carta ao prefeito, assinado por José Rodrigues da Cruz, almoxarife das Fazendas Almeida Prado oferecendo suprimentos.


Carta da Comissão Organizadora da Guarda Paulista em 05 de Agosto 1932, solicitando informações sobre o alistamento, e pedindo intensificação da propaganda cívica.


"Quadro consultivo de Apitdão" documento que informa quais moléstias deixariam os voluntários INAPTOS


"Quadro consultivo de Apitdão" documento que informa quais moléstias deixariam os voluntários INAPTOS.

Em breve mais documentos da participação Araçatubense na Revolução Constitucionalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário