terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dário Guarita - Um homem à frente de seu tempo

Dário Ferreira Guarita, que cede seu nome a este Núcleo de Correspodência, foi o Sub Comandante do 4º Batalhão de Voluntários, do Regimento 9 de Julho, que partiu de Araçatuba em direção à cidade de São Paulo para os combates que naquela região eram travados.
 
"Dario Ferreita Guarita nasceu em 19 de Maio de 1905 em Jaboticabal/SP; bacharelou-se em Direito em 1926 e em março de 1927 vinha para nossa cidade como PRIMEIRO TABELIÃO DE CARTÓRIO; conforme vimos, era a época áurea das demandas de jurídicas pela posse de terras e Guarita teve muito trabalho e sucesso. Logo, junto com seus irmãos, tornou-se proprietário de terras à margem direita do Rio Tietê, após inventário pelo falecimento de sua progenitora (1918). Vimos que em 1932 Guarita foi Capitão e subcomandante do Quarto Batalhão do Regimento 9 de Julho e que esteve preso por mais de 50 dias no presídio da Ilha Grande. Em 1948 candidatou-se a deputado Federal não se elegendo. Em 1952 entrou em sociedade com Sebastião Maia para a constituição do frigorífico TMaia. Nesse ano começou viagens diplomáticas à Europa Central de que resultou  a vinda para o Brasil de grandes indústrias estrangeiras para a produção; fazia parte de uma Missão Diplomática. O que se repetiu depois em 1965 na Índia representando nossa Associação dos Criadores de Gado Nelore; também viajou para o Japão, com resultados muito bons para a vida empresarial. Foi vereador araçatubense. Em 1981 recebeu o título de cidadão de Araçatuba. Desde 1968 aposentou-se das lides de cartório e mudou-se para São Paulo, mantendo suas propriedades agropecuárias em Araçatuba e Bandeirantes/PR. Casado desde 1936 com Margarida de Almeida, filha de Dona Ida Maiani de Almeida, tiveram os filhos César, Sônia e Dario Filho. Faleceu em 1985, permanecendo honrosamente na lembrança de todos eternizado como patrono de nosso aeroporto."
(BODSTEIN, Odette Costa e PINHEIRO, Célio. HISTÓRIA DE ARAÇATUBA, Academia Araçatubense de Letras, 1997).
 
Guarita também se tornou o Presidente de Rotary Club de Araçatuba no Ano Rotário de 1948/1949, clube de serviços que reúne profissionais em diversas áreas com o lema "Dar de Si, sem Pensar em Si", dando provas de seu arrojo e vocação em servir ao próximo.
 
Foi também eleito vereador municipal no período de 1948 a1951, período em que a autoridade pública era exercida sem direito a remuneração e em 1944 se torna o presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN).

O Combatente Dário Guarita Sub Comandante do 4º Batalhão do Regimento 9 de Julho

 
Presidente do Sindicato Rural da Alta Noroeste (SIRAN)

 
Placa do Aeroporo Internacional Dário Guarita em Araçatuba

 
Vista aérea do Aerporto Dario Guarita

 
Guarita (marcado com um crículo) em meio a membros da Sociedade Amigos da Cidade juntamente com personalidades.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário